O que é MACD em ações - definição e interpretação de 'divergência de convergência de médias móveis'

 O que é MACD em ações - definição e interpretação de 'divergência de convergência de médias móveis'

John Davis

Uma explicação sobre o que é o indicador de negociação MACD e um guia para usar o MACD como parte de uma estratégia de negociação diária.

MACD significa divergência de convergência de média móvel e é um dos indicadores de momentum mais amplamente utilizados na análise técnica. Gerald Appel criou isso no final da década de 1970.

O que é MACD?

O indicador MACD é um indicador de preço popular usado para day trading e forex. Ele mede a diferença entre duas médias móveis exponenciais e representa a diferença como um gráfico de linhas. A diferença entre a linha MACD e uma segunda linha de sinal é então traçada como um histograma fácil de interpretar.

Ao calcular a diferença entre dois intervalos de tempo, uma coleção de séries temporais históricas, este indicador é usado para compreender o impulso e sua força direcional. O MACD usa médias móveis de dois intervalos de tempo diferentes (mais comumente preços históricos de fechamento de títulos). Uma linha do oscilador de momentum é calculada subtraindo as duas médias móveis, também conhecida como “divergência”. A diretriz simples é que uma média móvel deve ter um período mais curto. O outro deverá ter um período mais significativo. Na maioria dos casos, são usadas médias móveis exponenciais (EMA).

Qual ​​é o indicador MACD?

Uma das ferramentas de análise técnica mais utilizadas é o indicador MACD, o oscilador MACD. Ointerpretado de três maneiras, exploradas nas três seções: Cruzamentos de médias móveis Histograma do MACD Divergências no MACD Como interpretar cruzamentos de médias móveis MACD Os cruzamentos de médias móveis são a forma mais comum de interpretar o MACD. Um possível sinal de compra é formado quando a média móvel exponencial (EMA) de curto prazo de 12 períodos cruza acima da EMA de longo prazo de 26 períodos.

Importante: A diferença entre as médias móveis de curto e longo prazo é que as MMs de curto prazo são usadas para encontrar a média móvel para intervalos de tempo menores, enquanto as MMs de longo prazo são usadas para intervalos de tempo mais extensos. A função principal permanece a mesma.

A EMA de 12 e 26 períodos constrói a linha MACD (linha azul). Como resultado, a linha MACD cruza acima da linha zero quando a EMA de 12 períodos de curto prazo cruza a EMA de 26 períodos de longo prazo. A linha MACD cruza abaixo de zero quando a EMA de 12 períodos cruza abaixo da EMA de 26 períodos. Como identificar sinais de compra usando cruzamento de média móvel Quando o MACD (linha azul) passa acima da linha zero, um possível sinal de compra é formado.

Como identificar sinais de venda usando cruzamento de média móvel Um possível sinal de venda é gerado quando o MACD cruza abaixo de zero. Os sinais anteriores de compras e vendas potenciais podem levar a negociações posteriores no movimento de uma ação ou futuro.

Como negociar usando MACD?

Como existem duas “velocidades” diferentes de médias móveis, a mais rápida reagirá ao movimento dos preços mais rapidamente do que a mais lenta.

A linha mais rápida (Linha MACD) reage primeiro quando surge uma nova tendência, cruzando a linha mais lenta (Linha de Sinal).

Quando esse “cruzamento” ocorre e a linha curta começa a “divergir” ou se afastar da linha mais lenta, geralmente sinaliza o surgimento de uma nova tendência.

A linha curta passou abaixo da linha lenta, indicando que uma nova tendência de baixa havia começado.

Lembre-se, o indicador MACD consiste em três componentes:

  1. A Linha MACD representa a diferença entre duas médias móveis.
  2. A Linha de Sinal é uma média móvel da Linha MACD.
  3. O histograma é uma representação gráfica da distância entre a linha MACD e a linha de sinal.

Dito isto, o MACD ainda é uma das ferramentas preferidas por muitos traders.

Um exemplo de estratégia de negociação MACD

As regras de qualquer sistema de day trading devem ser claramente definidas e fáceis de seguir. Este sistema é conhecido como crossover MACD. As regras para este exemplo de sistema de negociação são as seguintes:

  • LONG/SHORT: Receba sinais MACD longos quando o preço estiver acima da média móvel de 200 períodos
  • ENTRADA: Compre quando o MACD cruzar a linha zero
  • Anúncio
  • SAIR: Venda com lucro ou prejuízo quando o MACD cruzar abaixo da linha zero

IssoA técnica foi projetada para comprar quando o MACD confirma que o preço está transitando de uma situação de tendência de baixa para uma situação de tendência de alta. Em seguida, procura aproveitar a alta pelo maior tempo possível antes de vender, quando o MACD indica que o preço está voltando para baixo. Há também a exigência de que o preço esteja acima da média móvel de 200 períodos para evitar negociação na direção oposta da tendência significativa.

Este é um esboço de uma estratégia de negociação que deixa de fora detalhes importantes, como quais mercados e prazos para negociação e regras de gerenciamento de risco, como redução de perdas em um tamanho específico. Qualquer mercado, prazo ou método de gerenciamento de risco pode ser usado com esta estratégia.

Desvantagens de usar MACD

Cada uma das duas formas de interpretar o MACD tem suas desvantagens.

  • O preço geralmente está bem acima do fundo quando o MACD cruza acima da linha zero. Quando o MACD cruza abaixo da linha zero, o topo já ocorreu. Usar o nível zero MACD como indicador de preço é um indicador atrasado, o que significa que o sinal do indicador chega depois que o preço mudou de direção.
  • Quando o MACD atinge um nível de sobrecompra, é provável que o preço permaneça em tendência de alta por um longo tempo. Quando o MACD atinge um nível de sobrevenda, a tendência de baixa pode se estender por mais tempo.

Esperar que o MACD fique sobrecomprado ou sobrevendido pela segunda vez – gerando seutopo duplo – é uma técnica para compensar as desvantagens do MACD. Alternativamente, como no exemplo de abordagem a seguir, você só pode negociar na direção de uma tendência de longo prazo. Como o MACD é um indicador de curto prazo, você também pode utilizar outras análises técnicas.

Conclusão

O indicador MACD é único porque combina impulso e tendência em um único indicador. Esta combinação única de tendência e impulso pode ser usada em gráficos diários, semanais ou mensais. A diferença entre os EMAs de 12 e 26 períodos é a configuração MACD usual. Os cartistas podem usar uma média móvel de curto prazo mais curta e uma média móvel de longo prazo mais longa para maior sensibilidade. MACD(5,35,5) é mais sensível que MACD(12,26,9) e talvez mais apropriado para gráficos semanais. Os cartistas que desejam reduzir a sensibilidade podem prolongar as médias móveis. Um MACD menos sensível ainda flutuará acima/abaixo de zero, mas haverá menos cruzamentos de linha central e de linha de sinal.

O MACD não é muito bom na detecção de condições de sobrecompra e sobrevenda. Embora possam ser identificados níveis historicamente de sobrecompra ou sobrevenda, o MACD não tem limites superiores ou inferiores para o seu movimento. O MACD pode continuar a se estender além de seus extremos anteriores durante oscilações sólidas.

Finalmente, lembre-se de que a linha MACD é calculada dividindo duas médias móveis por sua diferença real. Como resultado, as leituras MACDsão influenciados pelo preço do título subjacente. Os valores MACD para uma ação de US$ 20 podem estar entre -1,5 e 1,5, enquanto os valores MACD para uma ação de US$ 100 podem estar entre -10 e +10. Os valores MACD para um conjunto de títulos com preços diferentes não podem ser comparados. Em vez de usar o MACD, você deve utilizar o Oscilador de Preço Percentual (PPO) para comparar as leituras de momentum.

MACD tem três componentes principais. MACD: A diferença entre as médias móveis exponenciais (EMAs) de 12 e 26 períodos. Linha de Sinal MACD: A EMA de 9 períodos do MACD. O MACD menos a linha de sinal MACD é o histograma MACD.

Cálculo

A linha MACD é a diferença entre as médias móveis exponenciais (EMAs) de 12 e 26 dias. Essas médias móveis são calculadas usando preços de fechamento. O indicador é traçado com uma EMA de 9 dias da linha MACD para funcionar como uma linha de sinal e identificar curvas. O histograma MACD representa a diferença entre o MACD e a linha de sinal e sua EMA de 9 dias. Quando a linha MACD está acima da sua linha de sinal, o histograma é positivo; quando a linha MACD está abaixo de sua linha de sinal, o histograma é negativo.

Os parâmetros padrão para o MACD são 12, 26 e 9, embora outros valores possam ser substituídos dependendo do seu estilo de negociação e objetivos.

Interpretação

O nome implica que o MACD trata da convergência e divergência das duas médias móveis. Quando as médias móveis se aproximam, isso é conhecido como convergência. Quando as médias móveis se afastam umas das outras, isso é conhecido como divergência. A média móvel mais curta (12 dias) é mais rápida e é responsável pela maioria das flutuações do MACD. A média móvel mais longa (26 dias) responde às alterações de preços dos títulos subjacentes de forma mais lenta e com menossensibilidade.

Acima e abaixo da linha zero, comumente conhecida como linha central, a linha MACD oscila. A EMA de 12 dias cruzou a EMA de 26 dias nesses cruzamentos. Obviamente, a direção é determinada pela direção do cruzamento da média móvel. A EMA de 12 dias está acima da EMA de 26 dias, indicando um MACD positivo. À medida que a EMA mais curta diverge ainda mais da EMA mais longa, os valores positivos aumentam. Isto sugere que o impulso ascendente está a crescer. A EMA de 12 dias está abaixo da EMA de 26 dias quando o valor MACD é negativo. Os valores negativos aumentam à medida que a EMA mais curta diverge mais abaixo da EMA mais longa. Isso indica que a tendência de baixa está ganhando força.

A linha MACD é negativa na área amarela no exemplo acima, já que a EMA de 12 dias é negociada abaixo da EMA de 26 dias. O MACD deslizou ainda mais para território negativo à medida que a EMA de 12 dias divergiu ainda mais da EMA de 26 dias (seta preta) perto do final de setembro (seta preta). Quando a EMA de 12 dias estava acima da EMA de 26 dias, a área laranja indicava um período de valores MACD positivos. A linha MACD permaneceu abaixo de um durante todo esse tempo (linha pontilhada vermelha). A diferença entre a EMA de 12 dias e a EMA de 26 dias foi inferior a 1 ponto, insignificante.

Anúncio

Fórmula do indicador MACD

O MACD é um indicador de negociação baseado em impulso. Este indicador pode mostrar mudanças na velocidade do movimento dos preços e os traders costumamdeterminar a direção de uma tendência. O MACD é calculado subtraindo a média móvel exponencial (EMA) de 26 períodos da EMA de 12 períodos. Esta linha é então traçada e esta linha é a linha MACD.

Uma EMA de 9 dias do MACD é então traçada no topo da linha MACD e serve como a linha que pode mostrar aos traders a direção da tendência da ação. A EMA é usada em oposição à SMA (média móvel simples), pois a EMA incorpora mais as oscilações recentes de preços.

Embora um MACD possa ser plotado usando um pacote de gráficos, vale a pena entender como o MACD é calculado manualmente. A fórmula para a média móvel exponencial é:

EMA = (preço de fechamento de hoje *K) + (EMA anterior * (1 – K))

N = número de dias na EMA

K (fator de suavização) = 2/(N+1)

Cruzamentos de linha de sinal

Os sinais MACD mais típicos são cruzamentos de linha de sinal. A linha de sinal da linha MACD é uma EMA de 9 dias. Ele segue o MACD como uma média móvel do indicador, tornando mais fácil perceber as curvas do MACD. Quando o MACD sobe e cruza acima da linha de sinal, é considerado um cruzamento de alta. Quando o MACD desce e cruza abaixo da linha de sinal, é um cruzamento de baixa. Dependendo da gravidade da mudança, os cruzamentos podem durar alguns dias ou algumas semanas.

Antes de confiar nessas indicações típicas, faça sua lição de casa. Cruzamentos de linhas de sinal em positivo ouextremos negativos devem ser abordados com cautela. Os cartistas podem estimar extremos históricos usando um simples exame visual, apesar da falta de limites superiores e inferiores no MACD. Uma grande mudança na segurança subjacente deve levar a dinâmica a extremos. Mesmo que o movimento continue, o impulso provavelmente diminuirá, resultando em um cruzamento da linha de sinal nas extremidades. A volatilidade do título subjacente também pode aumentar a frequência de cruzamentos.

Cruzamentos da linha central

O segundo sinal MACD mais prevalente é o cruzamento da linha central. Quando a linha MACD cruza acima da linha zero para se tornar positiva, é um cruzamento da linha central de alta. Isso ocorre quando a EMA de 12 dias do título subjacente excede a EMA de 26 dias. Quando o MACD cruza abaixo da linha zero e se torna negativo, é um cruzamento da linha central de baixa. Quando a EMA de 12 dias cai abaixo da EMA de 26 dias, isso ocorre.

Os cruzamentos da linha central podem durar alguns dias ou alguns meses, dependendo da força da tendência. Enquanto houver uma recuperação contínua, o MACD permanecerá positivo. Quando houver um declínio de longo prazo, o MACD permanecerá negativo. Em nove meses, a Pulte Homes (PHM) teve pelo menos quatro cruzamentos de linha central. Os sinais resultantes funcionaram bem porque tendências significativas evoluíram com esses cruzamentos da linha central.

Divergências

Quando o MACD diverge do comportamento dos preços deo título subjacente, ocorre uma divergência. Quando o título atinge um mínimo mais baixo e o MACD atinge um mínimo mais alto, o resultado é uma divergência de alta. O mínimo mais baixo do título confirma a atual tendência de baixa, enquanto o mínimo mais alto do MACD indica menos impulso descendente. Enquanto o MACD estiver em território negativo, o impulso descendente ultrapassará o impulso ascendente. A desaceleração do impulso negativo pode indicar uma reversão de tendência ou uma recuperação significativa.

Em outubro-novembro de 2008, o Google (GOOG) teve uma divergência de alta. Para começar, observe que estamos identificando a divergência utilizando preços de fechamento. As médias móveis do MACD baseiam-se nos preços de fechamento. Portanto, precisamos também incluir os preços de fechamento do título. Em segundo lugar, à medida que o Google e a sua linha MACD se recuperaram em outubro e no final de novembro, registaram-se níveis mínimos de resposta inequívocos. Terceiro, observe que o MACD formou um fundo mais alto em novembro, enquanto o Google formou um mínimo mais baixo. O MACD mostrou uma divergência de alta e um cruzamento da linha de sinal no início de dezembro. Com um rompimento de resistência, o Google confirmou uma reversão.

Quando o título atinge uma máxima mais alta enquanto a linha MACD atinge uma máxima mais baixa, isso é conhecido como divergência de baixa. A máxima mais alta do título é típica de uma tendência de alta, mas a máxima mais baixa do MACD indica menos impulso de alta. Embora o impulso ascendente seja menor, enquanto o MACD for positivo, o impulso ascendente ultrapassaimpulso negativo. Uma queda no impulso ascendente às vezes pode sinalizar uma reversão de tendência ou uma queda significativa.

As divergências devem ser abordadas com cautela. Numa forte tendência ascendente, as divergências de baixa são comuns, enquanto as divergências positivas são esperadas numa descida substancial. Isso mesmo. Você leu isso corretamente. As tendências de alta frequentemente começam com um avanço total, resultando em uma explosão de impulso ascendente (MACD). Mesmo que a tendência de alta continue, ela se move mais lentamente, fazendo com que o MACD caia dos seus máximos. Embora o impulso ascendente não seja tão poderoso como antes, continuará a superar o impulso descendente se a linha MACD permanecer acima de zero. No início de uma tendência de baixa significativa, ocorre o oposto.

Usando com gráficos nítidos

O MACD pode ser usado como um indicador de gráfico de preços acima, abaixo ou atrás de um investimento. Colocar o MACD “atrás” do gráfico de preços torna mais fácil comparar o impulso e as flutuações de preços. A configuração do parâmetro padrão aparece após selecionar a indicação no menu suspenso (12,26,9). Para aumentar ou diminuir a sensibilidade, esses parâmetros podem ser ajustados. O histograma MACD pode ser incluído com o indicador ou adicionado separadamente. O histograma MACD e a linha de sinal serão removidos se a linha de sinal for definida como 1 ou deixada em branco, ou seja, (12,26,1) ou (12,26). Escolha “Exp. Média Móvel” no menu Sobreposições de Opções Avançadas para adicionar um sinal distintolinha sem o histograma.

Verificações sugeridas

Aqui estão alguns exemplos de varreduras que os membros do StockCharts podem usar para procurar vários sinais MACD:

Cruzamento da linha de sinal de alta MACD

As ações que estão sendo negociadas acima da média móvel de 200 dias e têm um cruzamento da linha de sinal de alta no MACD são identificadas nesta varredura. É importante notar que o MACD deve ser negativo para que ocorra uma recuperação após um recuo. Esta verificação é apenas um ponto de partida para desenvolvimento adicional.

Cruzamento da linha de sinal de baixa MACD

Esta varredura identifica ações com um cruzamento de linha de sinal de baixa no MACD e negociadas abaixo de sua média móvel de 200 dias. Vale ressaltar que o MACD deve ser positivo para que essa queda ocorra após uma recuperação. Esta verificação é apenas um ponto de partida para desenvolvimento adicional.

Como ler MACD?

Existem duas maneiras essenciais de ler o indicador MACD.

  • Se o mercado está sobrecomprado ou sobrevendido
  • Se o mercado está com tendência de alta ou de baixa (um cruzamento de linha de sinal acontece quando a linha MACD cruza abaixo ou acima da linha de sinal no histograma MACD. Pode ser uma divergência de baixa ou um sinal de alta)

Sobrecompra/sobrevenda (sinais de compra e venda)

Este é um instantâneo do indicador MACD na configuração da plataforma de negociação FlowOne. Os picos no indicador MACD correspondem aos picos de preços, enquanto os picos noindicador corresponde aos mínimos de preços.

Isso ocorre porque o MACD tende a oscilar entre ser sobrecomprado quando atinge um pico e vender demais quando atinge um mínimo.

O indicador MACD pode mostrar aos traders quando o preço está prestes a produzir uma informação útil alta ou baixa para os traders. Os traders devem cortar as posições compradas em torno dos picos e aumentar as posições vendidas, enquanto as posições vendidas perto dos mínimos devem ser reduzidas e as longas adicionadas. Portanto, você deve compreender a divergência MACD.

Tendência de alta ou tendência de baixa

O MACD não possui uma faixa de -1 a +1 como alguns indicadores técnicos, mas uma linha zero passa por ele. Quando o MACD está acima de zero, o trader pode assumir que o preço está em tendência de alta (divergência de alta). Quando o MACD está abaixo de zero, o trader pode acreditar que o preço está em tendência de queda (momentum de baixa).

Essas informações sobre a divergência MACD podem ser usadas como parte de uma estratégia de negociação para determinar a direção do mercado. Os traders que usam um método de acompanhamento de tendência só comprarão quando a linha MACD passar acima da linha zero, enquanto os traders de reversão média só venderão. Da mesma forma, os seguidores da tendência quereriam vender se o MACD estivesse abaixo de zero, e os comerciantes contra-tendência procurariam oportunidades de negociação para comprar.

Maneiras de interpretar o índice MACD

O indicador MACD é uma ferramenta útil. O indicador de análise técnica MACD pode ser

John Davis

John Davis é um escritor experiente e ávido entusiasta de cassinos, o que o torna o autor perfeito para o Guia de Jogos e o blog de cassinos. Com mais de 10 anos de experiência na indústria de jogos de azar, John possui profundo conhecimento e compreensão de vários jogos, estratégias e tendências de cassino.Tendo trabalhado em casinos online e físicos, John obteve informações privilegiadas sobre o mundo do jogo, que generosamente partilha com os seus leitores. Sua paixão pela indústria, combinada com suas excelentes habilidades de redação, garantem que as postagens de seu blog forneçam conteúdo valioso e envolvente.A experiência de John vai além dos jogos de cassino tradicionais para incluir apostas esportivas, pôquer e plataformas de jogos de azar online. Ele gosta de analisar probabilidades, estudar padrões de apostas e oferecer recomendações informadas aos seus leitores. Seus conselhos são práticos, apoiados por pesquisas e visam ajudar tanto jogadores iniciantes quanto jogadores experientes a tomar decisões informadas.Além de seu conhecimento abrangente, John possui um talento natural para contar histórias, tornando as postagens de seu blog agradáveis ​​e acessíveis a um público amplo. Ele combina fatos, anedotas pessoais e exemplos relevantes para dar vida aos seus temas, promovendo uma conexão com seus leitores.Quando não está escrevendo sobre cassinos, John pode ser encontrado explorando novos destinos de jogos de azar, participando de conferências do setor e conectando-se com outrosprofissionais da área. Sua dedicação em expandir continuamente seu conhecimento garante que seus leitores recebam as informações mais atualizadas e precisas.O blog de John, o Guia de Jogos de Azar e cassino, serve como um recurso valioso para todos os entusiastas de jogos de azar. Esteja você procurando melhorar sua estratégia de blackjack, atualizar-se sobre as últimas promoções de cassino ou manter-se atualizado sobre as novidades do setor, o blog de John oferece tudo que você precisa em um formato divertido e informativo.