Benefícios da leitura de livros: uma visão de um hobby produtivo e relaxante

 Benefícios da leitura de livros: uma visão de um hobby produtivo e relaxante

John Davis

Quem lê livros busca a divindade porque busca sabedoria e conhecimento, duas coisas que são as características sublimes de alguém poderoso e impactante. Ler é um hobby que mantém você envolvido de forma produtiva e não o deixa se perder.

Quando falamos de leitura, a primeira coisa que nos vem à mente é sentar-nos numa sala acolhedora com os nossos petiscos preferidos à nossa volta (podem ser acompanhados pela sua bebida preferida, seja café ou chá, ou pelo seu gosto pelo vinho ) e estamos empenhados em decifrar a profundidade de algo que ocorreu no livro.

Muitas vezes é a brevidade e a natureza sucinta do texto que nos mantém preocupados com o fluxo de ideias que forma o núcleo de qualquer livro, seja ele uma obra-prima de William Shakespeare ou algum livro humilde de Mark Twain.

Na época de hoje, vimos que muitos jovens tendem a gravitar cada vez mais em torno de hobbies e tarefas que estão muito longe das alegrias da leitura.

Para isso todo o ônus deve recair sobre o avanço tecnológico que trouxe uma grande quantidade de Gizmos no mercado deixando nossa população jovem confusa entre o que escolher se a amizade com o velho e confiável amigo “Leitura” deveria ser encerrado e um novo relacionamento deve ser iniciado com um parceiro incerto conhecido como “Tecnologia”.

Abandonar a leitura por amor à tecnologiainterpretação do seu significado”. Embora a leitura seja um processo forçado, a mente recria cada palavra ativando muitas vibrações intelectuais.

O que acontece quando você lê?

Neste momento, enquanto você lê este artigo, o hemisfério esquerdo do seu cérebro está trabalhando em grande velocidade para ativar diferentes áreas.

Seus olhos examinam o texto para reconhecer o formato de cada letra, e seu córtex inferotemporal, a área do cérebro especializada na detecção de palavras escritas, é ativado para transmitir informações a outras regiões do cérebro. Seu cérebro repete constantemente esse processo complexo durante a leitura.

A atividade de leitura, que o cérebro realiza com tanta facilidade, tem impacto no nosso desenvolvimento intelectual.

A capacidade de ler muda o cérebro”, argumenta o neurologista Stanislas Dehaene, professor de Psicologia Experimental Cognitiva no Collège de France em seu livro “Les neurones de la palestra”. E, de fato, há mais massa cinzenta na cabeça de quem lê e mais neurônios no cérebro dos leitores.

O poder da imaginação

O poder da mente é tão forte que recria o que a literatura imagina, ativando as mesmas áreas do cérebro que são ativadas quando a ação é realmente realizada. Num artigo de 2009 publicado na revista “Psychological Science”, Nicole K. Speer afirma:

'Os leitores simulam mentalmente cada nova situação em umnarrativa. Os detalhes das ações no texto estão integrados ao conhecimento pessoal de experiências passadas”.

Leitura, fonte de experiência

A leitura nos permite viver novas experiências. A literatura, especialmente a ficção, tem um grande efeito emocional no leitor, que é capaz de sentir emoções que levaria várias décadas para descobrir. Também ajuda a sentir empatia pelos personagens com os quais você se identifica ao longo da narrativa.

O psicólogo Raymond Mar e sua equipe da Universidade de Toronto provaram em 2006 que as pessoas que lêem romances são mais empáticas do que os leitores de livros específicos ou que não são professores.

Ao medir as habilidades sociais e como os dois tipos de leitores interagiam, eles notaram que os leitores de gêneros literários eram mais fáceis de se colocar no lugar dos outros.

Interpretando a realidade

A boa literatura sempre se opôs a um sistema de valores hegemônicos, que valoriza e prioriza a busca por poder e dinheiro. Os escritores muitas vezes se alinham no lado oposto dessa visão de mundo.

Assim, a leitura é um veículo mais do que eficaz para interpretar a realidade que nos rodeia. Os livros nos ajudam a simpatizar com as ideias e sentimentos que se opõem ao cinismo e à hipocrisia do mundo.

“Em países autoritários, a leitura será sempre perseguida por sua contribuição para o desenvolvimento da liberdade de expressão, cultura einformação”, afirma César Antonio Molina, ex-ministro da Cultura espanhol e diretor da Casa dos Livros.

Desenvolvimento de habilidades de comunicação

Como disse Cícero, “falar não se aprende falando, mas lendo”. Longe da imagem solitária e introvertida que muitas vezes é atribuída ao leitor, quem lê desenvolve muito mais suas habilidades comunicativas.

“Ao enriquecer o vocabulário e melhorar a sintaxe e a gramática, aprendemos a falar de maneira adequada e justa”, argumenta Ángel Gabilondo.

O uso correto da linguagem é muito valorizado socialmente, e quem alimenta sua dialética por meio da leitura é percebido pelos demais como indivíduo com grande capacidade de liderança e mais apreciado profissionalmente.

Outro ponto de vista sobre o lado psicológico da leitura

A literatura é um grande simulador da realidade. É como uma máquina do tempo que nos transporta em poucos momentos para diferentes tempos e situações, com as suas características e personagens particulares.

Ajuda-nos a ser mais amigáveis ​​com os outros, ensina-nos a ver o mundo do ponto de vista deles, tendo em conta as consequências que as nossas ações podem ter sobre os outros. Também nos prova a simplicidade de virtudes como a bondade, a generosidade e a simpatia.

Leitura não é velha

A leitura é um bom hábito para todos, pois os benefícios mencionados se aplicam a todos, independentemente dea idade ou condição do leitor. É certo que cada idade tem as suas preferências e hábitos, mas os resultados positivos são iguais para todos.

Publicidade

Ler, no entanto, faz sentido quando você envelhece. Neurologistas e psicólogos recomendam “a leitura como método preventivo contra o Alzheimer ou outras doenças neurodegenerativas”, destaca o Dr. Pablo Martínez-Lage, coordenador do Grupo de Estudos de Conduta e Demência da Sociedade Neurológica Espanhola.

Demência e leitura

Quando a pessoa começa a apresentar sinais de demência e a perder independência, dois fatores influenciam: os danos que a doença pode ter causado e a perda da capacidade de compensar.

Compensar é acionar certas áreas do cérebro que antes não funcionavam, acionar a reserva cognitiva, ou seja, a capacidade intelectual acumulada ao longo da vida através do conhecimento e das atividades intelectuais. Daí a importância da leitura.

Por todas estas razões, a literatura é um elixir que existe para nos ajudar a viver com um pouco mais de sabedoria e bondade, independentemente da nossa idade ou situação.

Uma ferramenta mental para enfrentar o fracasso

A literatura é útil porque nos ajuda a nos prepararmos da melhor maneira possível contra o fracasso. Ninguém quer falhar na vida, mas encontraremos na leitura as ferramentas que nos permitirão reconhecer que o fracasso existe e que elepode ir além de si mesmo para sair mais forte e finalmente alcançar o sucesso que almejamos.

Estudo pela Universidade de Oxford

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, a leitura pode prever o sucesso profissional. Aqueles que foram leitores ávidos na adolescência têm maior probabilidade de triunfar quando adultos.

Por mais de duas décadas, a equipe de pesquisa do psicólogo Mark Taylor analisou os hábitos e práticas de quase 20 mil jovens para determinar quais atividades poderiam prever o sucesso profissional aos 30 anos.

Nenhuma atividade extracurricular (como ir ao cinema ou praticar esportes) teve um impacto significativo.

Mas lendo, sim. As mulheres que liam livros por prazer aos 16 anos tiveram 39% de sorte em ocupar um cargo de gestão aos 30 anos, em comparação com 25% das não leitoras. Para os homens, que têm mais oportunidades de alcançar essas posições de liderança, o número passou de 48% para quem não lia para 58% para quem lê.

Conclusão

À luz dos argumentos apresentados neste artigo, pode-se afirmar que a leitura de livros não tem outro substituto no mundo e continua sendo algo de imenso significado.

Assim como comer sua refeição favorita e beber sua bebida favorita continua sendo parte integrante do ser, da mesma maneira, ler seu livro favorito continua sendo a comida e bebida favorita de sua alma, que transcende qualquerrequisitos materiais da rotina diária de um ser vivo que podem ser atendidos através da valorização de um certo grau de inovação tecnológica.

Ler livros tem uma série de benefícios, não importa o quão decrescentes as tendências possam parecer agora em relação a isso e mesmo que haja agora um número crescente de pessoas que preferem desfrutar de uma série no Netflix do que de um livro, seja ele impresso ou cópia impressa.

O futuro continua brilhante para os livros e a leitura e para os escritores que escrevem os livros em primeiro lugar, pois os livros continuam sendo o bem mais precioso da humanidade desde o início da humanidade.

As pessoas podem parar de ler livros, mas continuarão a mantê-los como peças de decoração e como um melhor substituto para algumas flores de parede típicas, portanto, os livros nunca saem de moda.

é a pior história de rompimento que alguém pode ouvir (é ainda pior que a de Camilla Cabello e Shawn Mendes). O que deve ser feito então? Deve-se forjar um triângulo amoroso entre eles, o amor pela leitura e o amor pelos produtos tecnológicos.

Um triângulo amoroso com um tráfego amoroso de três vias é o modelo mais desejável aqui, pois a tecnologia é a necessidade do tempo e a leitura é a necessidade do coração e da mente, pois os nutre como o pão e a manteiga nutrem você (se você comer cereal, então aqueles nutrem você) e a água nutre uma planta.

Os benefícios da leitura de livros permanecem múltiplos, pois você sempre pode escolher entre o que ler e o que não ler, não importa quão atenuantes sejam as circunstâncias, não importa se você viaja em meio a uma tempestade sem WiFi, mas ainda tem sua capa dura de “The Old Man and The Sea” de nossa própria lenda americana Ernest Hemingway ou qualquer romance da série “Harry Potter” de J.K.Rowling.

Os livros existirão para sempre e você pode até lê-los em um computador usando a tecnologia, de modo que os livros sejam onipresentes e onipresentes e, portanto, não se pode negar seu significado ou descontar seu valor como um ativo para qualquer pessoa com uma mente sã e com clareza.

Por que você deveria ler um livro todos os dias?

Idosos que leem livros regularmente por prazer vivem em média dois anos a mais do que aqueles que não leem livros e têm 20% menos probabilidade de morrer durante umPeríodo de 12 anos, de acordo com um estudo da Universidade de Yale.

Pesquisadores sobre simulação mental através de livros

Os pesquisadores descobriram que os participantes do estudo Saúde e Aposentadoria se beneficiam mais com a leitura de livros do que com jornais ou revistas, provavelmente porque os livros estimulam mais a mente.

Revista científica sobre leitura

Um estudo publicado na revista Science em 2013 explica que a leitura dos clássicos da literatura aumenta a capacidade de reconhecer as emoções dos outros. Na verdade, nos livros antigos, os autores focavam suas histórias em personagens complexos, em constante evolução.

Assim, o leitor fica imbuído das inúmeras emoções sentidas durante a leitura e desenvolve fortes habilidades de empatia. Seja pequeno ou grande, a leitura permite-nos construir-nos, mas também fazer um parêntese da vida quotidiana por um momento.

Quando foi a última vez que você reservou um tempo para ler um livro? Ou mesmo um artigo inteiro de jornal ou revista? Reservar um tempo para ler diariamente traz muitos benefícios.

As vantagens da leitura

Benefícios para a saúde dos leitores

Cada vez mais pesquisas mostram que a leitura também melhora a saúde e a qualidade de vida de diversas maneiras:

1. Estimulação de conexões cerebrais: Exames cerebrais mostraram que as pessoas que lêem um romance convincente aumentam suas conexões cerebrais e apresentam alterações neurológicas duradouras, semelhantes à memória muscular*,de acordo com um estudo da Brain Connectivity.

Anúncio

Todos os amantes da leitura lhe dirão: ler deixa você feliz e às vezes um pouco viciado também. E essa atividade não só é boa para o moral, mas também ajuda a estimular nosso cérebro.

Assim como o tricô estimula as conexões neuronais e permite que funcionem com mais eficiência, a leitura faz a memória funcionar e ajuda a manter a mente mais clara.

É, portanto, uma verdadeira ginástica cerebral que funciona quando você mergulha em um livro. De acordo com um artigo da versão americana do Huffington Post, a leitura regular ajudaria até a reduzir o comprometimento cognitivo em 32%. Resumindo, se você quiser manter seu cérebro saudável, abra um livro.

2. Relaxamento e redução do estresse: De acordo com um estudo da Universidade de Sussex, a leitura reduz o estresse em 68%* e funciona ainda melhor e mais rápido do que outros métodos de relaxamento, como ouvir música, dar um passeio ou tomar uma xícara de chá. .

Os participantes levaram apenas seis minutos de leitura para diminuir a frequência cardíaca e aliviar a tensão muscular. Para nocautear a ansiedade, há quem abra uma boa garrafa de vinho, quem pratique ioga e quem abra uma boa livro.

Sim, porque além de fazer bem ao cérebro, a leitura ajuda a reduzir significativamente o estresse. Um estudo realizado pela Universidade de Sussex em 2009 e relatado pelo The Telegraph,indica assim que quando lemos, nossa mente é obrigada a focar no que está escrito. Quando o fazemos, esquecemos as nossas preocupações por um tempo, e as tensões que apareceram nos nossos músculos e coração desaparecem gradualmente.

O neuropsicólogo David Lewis estima que a leitura reduz o estresse em 68%, o que é melhor do que música (61%) ou uma xícara de chá (54%). Ele conclui: “Perder-se em um livro é o máximo relaxamento. Não importa o livro que você escolha, ao se deixar absorver por ele, você foge das preocupações e do mundo real que pode ser fonte de estresse”.

3. Empatia melhorada: Uma pessoa que lê ficção narrativa melhora a sua empatia ao compreender o que os outros pensam e sentem*, relata um estudo da Universidade de York. A empatia, por outro lado, ajuda a reduzir o estresse*, de acordo com a Universidade da Colúmbia Britânica.

4. Alívio da dor crônica: Ler contos, romances ou poemas em pequenos grupos é uma terapia eficaz para ajudar pessoas com dor crônica a aliviar seu sofrimento emocional*, relata a revista Medical Humanities do BMJ.

5. Humor melhorado: Pessoas com depressão melhoraram suas habilidades sociais, mentais, emocionais e psicológicas, bem como seu bem-estar*, após participarem de grupos de leitura por 12 meses, de acordo com a Universidade de Liverpool.

6. Proteção da memória e habilidades de raciocínio: De acordo com um estudo realizado porA neurologia, a leitura de livros e diários, bem como a escrita, podem ajudar a preservar a memória e as habilidades de raciocínio por mais tempo e retardar o declínio cognitivo em adultos mais velhos.

7. Melhor qualidade de vida e cuidados: Ler em voz alta para pessoas com deficiências cognitivas melhora o seu humor, concentração e memória, e aumenta as suas interações sociais*, relata a Universidade de Liverpool. A leitura regular também melhorou a qualidade de vida dos participantes e o efeito dos cuidados que recebem.

A leitura reduz o risco de Alzheimer

A leitura não é a cura milagrosa para algumas doenças neurodegenerativas.

No entanto, um estudo publicado em 2001 na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences afirma que as pessoas que se envolvem em certas atividades intelectuais – como quebra-cabeças, xadrez ou leitura – teriam 2,5% menos probabilidade do que outras desenvolver doença de Alzheimer ou demência. Robert P. Friedland, um dos pesquisadores responsáveis ​​pelo estudo, acredita que o cérebro funciona como qualquer outro órgão do corpo.

Ele só precisa ser estimulado para não se desgastar muito rápido. Assim como a atividade física fortalece o coração, os músculos e os ossos, a atividade intelectual fortalece o cérebro e ajuda-o a combater certas doenças”, conclui o professor.

Ler ajuda a entender melhor as coisas

Se você substituiu seus livros por um e-book,este estudo realizado na Noruega pode fazer você repensar sua escolha. Na verdade, os pesquisadores perceberam que tocar no papel permite compreender melhor o texto e não perder elementos cruciais.

Por outro lado, ler em um leitor ou tablet evita o contato físico com o papel. O leitor se perderá mais facilmente e, portanto, compreenderá menos certas coisas. Para realmente aproveitar os benefícios da leitura, é melhor colocar um livro na bolsa do que um leitor.

Ler ajuda você a dormir melhor

Se você está tendo problemas para dormir, é melhor ler um pouco antes de apagar a luz. Um estudo realizado pela famosa Clínica Mayo explica que ao abrir um livro todas as noites, um ritual é instituído. Um sinal é então enviado ao nosso corpo para que ele entenda que é hora de descansar.

Mas atenção, isso não se aplica a leituras em computadores, tablets ou smartphones. Esses dispositivos eletrônicos emitem uma luz azul (LED) que altera a qualidade do sono e pode até atrapalhar o relógio biológico.

A leitura contribui para o desenvolvimento do vocabulário

Faz sentido. Mais ou menos, mais você acrescenta ao seu vocabulário. Um estudo conduzido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, estima até que a literatura infantil expõe as crianças a 50% mais palavras do que um programa de televisão.

E quanto mais regular for essa exposição no pequeno leitor, maismais ele se tornará bom na escola e desenvolverá sua inteligência. Um estudo publicado no Science Daily ainda relata que os primeiros leitores certamente se tornarão muito inteligentes à medida que crescerem.

Ler ajuda a entender melhor as coisas

Se você substituiu seus livros por um e-book, este estudo realizado na Noruega pode fazer você repensar sua escolha. Na verdade, os pesquisadores perceberam que tocar no papel permite compreender melhor o texto e não perder elementos cruciais.

Por outro lado, ler em um leitor ou tablet evita o contato físico com o papel. O leitor se perderá mais facilmente e, portanto, compreenderá menos certas coisas. Para realmente aproveitar os benefícios da leitura, é melhor colocar um livro na bolsa do que um leitor.

Benefícios psicológicos da leitura

A leitura tem uma influência positiva em nossas mentes e em nossas vidas. A nível fisiológico, foi demonstrado que quem lê consegue aumentar a conectividade dos seus neurónios. Passatempo agradável para uns, obrigação para outros, ler é um exercício mental benéfico.

“Assim como nos cuidamos praticando esportes, devemos dedicar 30 minutos todos os dias à leitura”, Emili Teixidor (autora catalã).

Promover a concentração e a empatia, prevenir a degeneração cognitiva e prever o sucesso na carreira são alguns dos benefícios da leitura.

ParaÁngel Gabilondo, professor de filosofia na Universidade de Madrid, “o ato de ler faz parte do ato de viver. [Leitura] cria, recria e transforma. Uma boa seleção de livros é como uma boa seleção de alimentos: nutritivos”.

Por que ler é bom para a saúde mental?

Para Emili Teixidor, “a leitura é o único instrumento que o cérebro tem para progredir, ela nos oferece o alimento que mantém o cérebro vivo”. Exercitar a mente por meio da leitura promove a concentração.

Mesmo que, uma vez aprendida, a leitura pareça um processo inato em nossas mentes, a leitura não é uma atividade natural. O leitor humano surgiu de sua luta constante contra a distração, pois o estado natural do cérebro tende a flutuar diante de qualquer novo estímulo.

Não estar alerta, segundo a psicologia evolucionista, poderia custar a vida de nossos ancestrais: se um caçador não prestasse atenção aos estímulos que o rodeavam, corria o risco de ser comido ou morrer de fome por não saber onde estavam as fontes de alimento. É nisso que ficar parado em um processo como a leitura não é natural.

“A capacidade de focar em uma única tarefa sem interromper é uma anomalia na história do nosso desenvolvimento psicológico” (Vaughan Bell, pesquisador e psicólogo do King’s College, Londres).

Para Nicholas Carr, apenas a leitura requer “concentração profunda, combinando a decifração do texto e a

John Davis

John Davis é um escritor experiente e ávido entusiasta de cassinos, o que o torna o autor perfeito para o Guia de Jogos e o blog de cassinos. Com mais de 10 anos de experiência na indústria de jogos de azar, John possui profundo conhecimento e compreensão de vários jogos, estratégias e tendências de cassino.Tendo trabalhado em casinos online e físicos, John obteve informações privilegiadas sobre o mundo do jogo, que generosamente partilha com os seus leitores. Sua paixão pela indústria, combinada com suas excelentes habilidades de redação, garantem que as postagens de seu blog forneçam conteúdo valioso e envolvente.A experiência de John vai além dos jogos de cassino tradicionais para incluir apostas esportivas, pôquer e plataformas de jogos de azar online. Ele gosta de analisar probabilidades, estudar padrões de apostas e oferecer recomendações informadas aos seus leitores. Seus conselhos são práticos, apoiados por pesquisas e visam ajudar tanto jogadores iniciantes quanto jogadores experientes a tomar decisões informadas.Além de seu conhecimento abrangente, John possui um talento natural para contar histórias, tornando as postagens de seu blog agradáveis ​​e acessíveis a um público amplo. Ele combina fatos, anedotas pessoais e exemplos relevantes para dar vida aos seus temas, promovendo uma conexão com seus leitores.Quando não está escrevendo sobre cassinos, John pode ser encontrado explorando novos destinos de jogos de azar, participando de conferências do setor e conectando-se com outrosprofissionais da área. Sua dedicação em expandir continuamente seu conhecimento garante que seus leitores recebam as informações mais atualizadas e precisas.O blog de John, o Guia de Jogos de Azar e cassino, serve como um recurso valioso para todos os entusiastas de jogos de azar. Esteja você procurando melhorar sua estratégia de blackjack, atualizar-se sobre as últimas promoções de cassino ou manter-se atualizado sobre as novidades do setor, o blog de John oferece tudo que você precisa em um formato divertido e informativo.