Exclusividade do produto, um dispositivo com muitas faces

Índice
No varejo, produtos exclusivos geralmente são projetados para tirar proveito de uma falha na psicologia humana, ou seja, a crença de que qualquer coisa que não seja uma compra imediata levará ao desastre. Em termos menos melodramáticos, isto é conhecido como medo de perder ou FOMO, uma tática de marketing que tem relevância para qualquer setor que tenha clientes para atrair. Claro, são praticamente todos eles.
Demanda do cliente
Apesar da definição simples de FOMO, exclusividade pode ter todos os tipos de significados nos negócios. Edições especiais de produtos, quantidades limitadas e janelas de lançamento cronometradas podem fazer com que as pedras pareçam diamantes para clientes engajados. Às vezes, pode estar tudo na embalagem. Por exemplo, há uma versão de US$ 150 da saga O Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien, completa com encadernação especial, mapas, cartas e páginas “queimadas”.
AnúncioNeste último caso, uma sensação de exclusividade pode advir do preço. Tudo, desde bilhetes desportivos a compras, é canalizado para grupos demográficos específicos que podem comprá-los, seja como um presente único, um investimento ou como parte de um estilo de vida rico. Nos círculos da alta moda, as exclusividades são especialmente comuns. Drapers Online relata que 183 das 450 marcas no site MatchesFashion lançaram um exclusivo no primeiro semestre de 2019.
MatchesFashion registra um aumento nas vendas a cada edição limitadapeça, o que, para a maioria das empresas, serviria como um incentivo suficiente para mantê-las em atividade. No entanto, o site afirma que as exclusividades geralmente resultam da demanda dos clientes. Usando palavras como “narrativa”, eles observam que a presença do nome de um determinado designer em uma coleção faz com que ela pareça ainda mais especial. Em outras palavras, é uma obra de arte.
Competição
Indiscutivelmente, o maior uso de exclusividades vem do entretenimento. Mesmo algo tão prosaico como a janela de lançamento de um filme no cinema pode ser considerado um meio de fazer algo parecer exclusivo. As janelas de lançamento, que estão cada vez mais curtas, são uma importante fonte de renda para os estúdios de produção. Novamente, tudo isso faz parte da magia do FOMO, ou seja, assista ao filme agora ou pague por ele com uma longa espera pelo lançamento do DVD.
Os jogos levaram a exclusividade ao seu extremo lógico. Embora fabricantes como a Sony tenham se tornado famosos por impedir que desenvolvedores trabalhem com outras empresas, dando origem a franquias exclusivas como God of War, o gosto por experiências raras permeia até mesmo os jogos de cassino e bingo. Os jogos de caça-níqueis do Buzz Bingo incluem pelo menos sete caça-níqueis e salas de bingo originais, incluindo Buzz Bingo Blast e Buzz Bingo Megaways.
Fonte: Pexels
A ideia aqui é fazer com que o Buzz Bingo se destaque em um mercado sobrecarregado pela concorrência. Para a Sony,jogos exclusivos são criados para orientar a compra do consumidor. Isso pode significar que os jogadores serão forçados a escolher um console para um único título, mesmo que já possuam um dispositivo com praticamente as mesmas capacidades. É verdade que pode não parecer muito justo, mas a concorrência no espaço dos consoles é essencial para o sucesso da indústria em geral.
AnúncioNo geral, a exclusividade tem muitas faces diferentes, mas é fácil ver por que empresas e clientes de todos os tipos valorizam uma oferta rara e única.